22º Congresso dos Profissionais em Processamento de Dados – CNPPD
Delegações de diversas regiões do Brasil marcaram presença na abertura do 22º Congresso da categoria de TI.
O evento aconteceu em Fortaleza/CE, nos dias 22, 23 e 24 de agosto, e foi um marco de aprendizado e organização para a categoria, com foco nos desafios do próximo triênio (2025-2028).
O SINDPD/CE, anfitrião do congresso, organizou a cerimónia de abertura junto com a CUT/CE, CUT Nacional, FENADADOS e CONTRACS. Além da ampla participação de entidades nacionais, o congresso recebeu elogios pela sua excelente organização e pela hospitalidade do SINDPD/CE, que garantiu o êxito e a qualidade de todas as atividades.
Entre os temas discutidos, destacaram-se:
-
Transformações nas Ruas e nas Redes: Novas Dinâmicas da Mobilização Coletiva e a Reorganização Sindical no Século XXI
Palestrante: Ana Paula Silva - Mestra, comunicadora e professora na UNIFOR -
A Defesa dos Direitos Sociais e da Soberania Nacional frente à Inteligência Artificial
Palestrante: José Vital - Secretário de Organização e Comunicação da Frente de IA com Direitos Sociais -
O STF entre a Destruição e a Reconstrução dos Direitos Sociais
Palestrante: Marthius Sávio C. Lobato - Doutor em Direito Trabalhista -
Desafios de Governança das Estatais Federais: O Papel do Conselho de Administração
Palestrantes: Renan Guerra - Representante dos Empregados no Conselho de Administração do SERPRO e Romulo Rocha - Representante dos Empregados no Conselho de Administração da DATAPREV
O SINDPD/RN esteve presente no congresso através dos delegados Carlos Cruz, Alberto Lincoln, Hudson Carlos e Raphael Martins, que representaram com compromisso e dedicação os trabalhadores e trabalhadoras do Rio Grande do Norte, fortalecendo a unidade nacional da categoria.
O 22º CNPPD reafirmou a força e a união dos profissionais de Tecnologia da Informação, demonstrando que, com organização e consciência coletiva, é possível enfrentar os desafios do presente e construir um futuro mais justo, inclusivo e digno para a categoria e para a sociedade.