TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO RIO GRANDE DO NORTE MANTÉM CONTRATO COM EMPRESA Lampp-IT PRESTADORA DE SERVIÇOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, QUE NÃO RESPEITA A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO DA CATEGORIA.
Publicado em 28/09/2017 às 13h09
Desde fevereiro de 2017 que o TJRN assinou contrato para terceirização de serviços de suporte em microinformática com a empresa Lampp-IT em todas as suas dependências. Ocorre que a referida empresa que a época da celebração do contrato se chamava VTI Solutions não respeita o piso salarial da categoria, pagando um salário cerca de 50% (cinquenta por cento) menor do que o estabelecido em Convenção Coletiva celebrada entre o SINDPD RN (Sindicato dos Trabalhadores de Processamento de Dados, Serviços de Informática e Similares do Estado do Rio Grande do Norte) e o SINDPREST (Sindicato das Empresas Prestadoras de Serviço de Locação de Mão-de-Obra do Rio Grande do Norte). Tal Situação tem causado indignação de toda a categoria dos profissionais de TI no RN, pois demonstra desrespeito e falta de valorização aos trabalhadores e trabalhadoras de TI do Estado. E como se não bastasse, ainda há relatos de frequentes atrasos de salários e de encargos trabalhistas vinculados dos empregados da empresa. É revoltante que um órgão da magnitude do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte permita que tal empresa insista com esse desrespeito aos trabalhadores terceirizados de TI que tem lhes prestado valiosos serviços. É inadmissível que o TJRN permita essas irregularidades sem fiscalizar ou tomar qualquer providência, seja para trocar a empresa prestadora de serviços, seja para garantir que os empregados terceirizados recebam o que têm direito. Isso apenas corrobora com notícia veiculada pelo jornal TRIBUNA DO NORTE em sua página oficial no dia 05 de dezembro de 2016 de que “O TJRN é considerado um dos menos eficientes do país na área de tecnologia – (http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/judicia-rio-do-rn-tem-pior-desempenho-do-paa-s-em-governana-a-gesta-o-e-tic-aponta-cnj/365529). A ação foi impetrada contra a Lampp-IT (antiga VTI) e o Departamento Jurídico do Sindicato não poupará esforços para garantir os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. Aqueles que desejarem acompanhar o andamento da Ação poderão solicitar o número do processo pelo sindpdrn@sindpdrn.org.br.